quinta-feira, 4 de março de 2010

Em 1998 cheguei na cidade de Itacajá, junto com meu querido amigo indio Krahô Cukon o Osmar P.Krahô, que conheci e morei com ele em Brasilia no Instituto Aldeia da Terra da Liege ou mais conhecida como Inuka nos Kamaiura,e nos Krahôs conhecida como kradkoy. após conhecer o Sr.Getulio Kruakaj Krahô presidente da União das Aldeias Krahô e o indígenista Fernando
Schiavini tambem batizado com Kruakaj fiquei sabendo que eles retornavam do Rio de Janeiro após receberem um premio da F.G.V. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS E FUNDAÇÃO FORD E EMBRAPA,denominado RESGATE DAS SEMENTES TRADICIONAIS,que para minha sorte me remeteu ao universo indígena, que para mim era uma novidade,pois eu era publicitario conversei com seu Getulio que me prometeu me levar para os krahôs,que haviam recebido como o premio, um escritorio sede propria, na cidade de Itacajá, com internet,e todo mobiliado,seu Getulio ligou para o Cukon depois de uns meses em Brasilia, e perguntou se o rapaz Ulysses ainda estava residindo no Instituto pois queria leva-lo para trabalhar na associação,no começo dei os primeiros passos para os mehins denominação de(indío)como navegar na internet,e os primeiros passos do word ,logo em seguida tocamos um projeto de grande porte, junto com o BNDS,no valor de um milhão de reais,para a construção de um complexo na terra indígena Krahô,ao longo do tempo esta associação ganhou dois premios internacionais.Slow food na Italia
logo com o tempo fui batizado com o nome do saudozo lider indígena Aleixo Pohi, quem conhece os Krahôs sabe de que estou falando,hoje sou relações publica da Aldeia Pedra branca,assessor da Aldeia Cachoeira uma das mais tradicionais dos Krahôs,e assessor do filme HOXWA,primeiro filme da atriz Leticia Sabatella como diretora junto com Gringo Cardia , o filme é um espetaculo,o qual ainda vou contar no blog.
hoje tenho certeza de um olhar diferente, pois consigo enxergar o indio dentro da essencia.e ver que eles não tem apegos materiais, e não acumulam nada. só seus conhecimentos tradicionais e da natureza. até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário