sexta-feira, 12 de março de 2010

historias de um indigenista.PAGELANÇA

Estava em Itacajá em no ano de 2000,no mês de março, já trabalhava com os krahôs a dois anos e ja havia arrumado uma companheira a Ivaneide estava com ela a alguns meses e ja morava na casa dela no centro de Itacajá ,estava acamado resultado de uma grande colica de rins, que me acompanhava a anos.a Ivaneide já tinha iniciado um novo trabalho sua lojinha de presentes e aviamentos,chamava lanne presentes ,ela estava na lojinha muito preocupada com meu estado de saúde ,logo passa na porta da lojinha o que nos krahôs a gente chama de inchun(pai)Pirka seu nome indigena,e de branco Alcides, que na lei do indio é meu pai,e tambem é um exelente pagé (uaika)como se pronuncia nos krahôs ,a Ivaneide o comprimentou, pois ele havia perguntado da minha pessoa, e ela comentou que eu estava acamado dentro da casa.
ai ele pediu a ela que queria me ver.logo foi convidado a entrar no quarto onde eu me encontrava,mais que depressa Alcides Pirka iniciou uma seção de pagelança retirou do makó(bolsa de imbira,tradicional de uso do homen no dia a dia)o seu pacotinho de fumo e um pedaço de folha de arvore taipoca chamada de pikó que serve para enrolar cigarros de fumo,mandou que eu vira-se de bruço e começou a rezar,nem fazia calor, mais mesmo assim durante a pagelança Pirka Alcides suava muito chegou até molhar em volta de si mesmo,terminando a pagelança se despediu de mim,pois a Ivanede(fia)como era chamada carinhosamente por mim,havia marcado no hospital da cidade exames para saber se eu iria para cidade de Araguaina para tomar providencia medicas para retirar as pedras a lazer ou tomar algum remedio ,para auxiliar ,para espelir as pedras,ja eram 14:00hs e o medico me entregou um recipiente para que eu fize-se um exame de urina pra fazr seu diaguinostico,quando peguei o recipiente e comecei a urinar para coleta do material,espeli tres (3)pedras,não senti dor nem nada,geralmente quando voce vai espelir as pedras,sente durante aquele periodo,uma forte dor no canal da uretra e naquele momento não sentia dor alguma,parecia que estava anestesiado da pos pagelança,que tnha se submetido alguns minutos antes,minha conclusão,se voce acreditar e ter fé ,consideração por aqueles povos no meu caso os Krahôs e o seu pagé,pode ter certeza que ira receber a cura.
até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário